AQUECIMENTO


Na pratica, muitos ciclistas ignoram a importância de se realizar um aquecimento antes de iniciar a parte especifica de seu treino, e acaba dando start logo nos primeiros metros após sair de sua casa.

Muitos perguntam, é importante aquecer antes do treino ou antes de iniciar a parte especifica de meu treino. A resposta é claro! Você não se prepara para Trabalhar? Então porque não preparar seu corpo para realizar uma determinada atividade!

Ao realizar um bom aquecimento antes de um treino ou antes de uma competição, você estará preparando seu corpo para realizar uma determinada atividade, suportar a intensidade desta atividade e consequentemente aumenta a probabilidade de seu corpo e sua musculatura responder de forma positiva.

Ao realizar um aquecimento ocorre as seguintes alterações com nosso corpo:

· aumento do gasto de energia

· aumento de fluxo sanguíneo da região que esta sendo movimentada;

· melhoria da difusão do oxigênio disponível nos músculos;

· aumento da quantidade de oxigênio disponível nos músculos;

· aumento da velocidade de transmissão do impulso nervoso;

· diminuição do tempo de relaxamento muscular após contração;

· aumento da velocidade e da força de contração muscular;

· melhoria na coordenação;

· aumento da capacidade das articulações à suportar carga.


Depois de saber de tais alterações que ocorrem em nosso corpo e mais propriamente dito na musculatura a ser trabalha e considerar que tais alterações são essenciais para realizar seu treino de forma ideal, você tem duvidas se é importante ou não fazer um bom aquecimento?

Quanto mais intenso for o treinamento ou a corrida, maior é a importância de se aquecer de forma mais intensa, e para treinos ou competições mais longos ou competições mais longas o aquecimento pode ser feito de forma mais branda, porém não deve ser ignorado. Alguns atletas quando vão realizar seu aquecimento para uma prova curta onde a tendência é ser mais intensa, fazem seu aquecimento em rolo de treino, o que torna ainda mais efetivo.

Então,

como posso fazer?

Vamos la! Segue um bom exercícios de aquecimento para vocês realizarem antes de uma competição ou antes de seu treino.


Pedale de 3 a 5 min em zona 1 a 2

Execute de 1 a 2 min em zona 3

Mais 1 min zona 2, em seguida:

2 a 4 sprints de 20 seg forte.

Final 3 a 5 min zona 2


AEX - Assessoria Esportiva Cariri Extremo


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