top of page

5 DICAS DE HIDRATAÇÃO.

Atualizado: 12 de mar. de 2020

A hidratação para quem pedala é essencial para  obter um alto desempenho, e não sofrer com dores e cansaço depois de pouco tempo de treino. E como o Brasil é um país tropical, o clima quente vai castigá-lo se você não estiver com o corpo hidratado.

Confira agora 6 dicas sobre hidratação no pedal, que vão fazer você decolar nos treinos!





1. A HIDRATAÇÃO PARA QUEM PEDALA COMEÇA EM CASA: BEBA MUITA ÁGUA ANTES DE PEDALAR

Até duas horas antes de sair de casa para pedalar, é fundamental que você beba entre 300 ml e 500 ml de água. Esse tempo é recomendado para que você não tenha desconforto no treino e a água já tenha feito o papel de hidratar o corpo.

Essas quantidades de água são suficientes para manter você bem hidratado e sem sentir sede nos primeiros 30 minutos de pedal.

Leite, café e sucos também valem na hidratação para quem pedala, e você pode tomar qualquer um antes do pedal, que vai te ajudar bastante também!


2. BEBA ISOTÔNICOS ENQUANTO PEDALA

O ciclismo é um esporte de alta intensidade e coloca muitos músculos para trabalhar. Isso faz com que você sue proporcionalmente ao seu esforço.  Para repor todas as vitaminas e sais minerais que saem com o suor, os isotônicos são perfeitos!

Bebidas como o Gatorade ou o Powerade são exemplos de isotônicos — bebida com sais e outros componentes que ajudam a repor e reter líquido do corpo.

A dica é dar pequenos goles a cada 30 minutos, assim você vai ter bebida e energia por mais tempo!


3. SEMPRE BEBA ÁGUA DO COMEÇO AO FIM DO TREINO

Levar água na bike é de lei para um ciclista, e você deve bebê-la durante todo o pedal.

É um erro beber água só quando você sente sede. Nesse ponto, o seu corpo já está desidratado e no limite das reservas de energia. Isso faz com que a fadiga muscular apareça depressa e você fique sem forças para continuar.

O ideal é que, a cada meia hora, você beba água em doses moderadas, para não acabar com o estoque logo e o seu corpo absorver o líquido num ritmo equilibrado.


4. COMA ALIMENTOS RICOS EM ÁGUA

Invista na alimentação rica em água!  Algumas frutas como melancia, abacaxi e laranja são ótimas em fornecer água ao corpo.

E ainda com o diferencial que os líquidos das frutas têm muitas vitaminas e são doces — o que dá uma carga boa de energia!

Esses alimentos são ideais para a hidratação para quem pedala, já que oferecem energia ao corpo por mais tempo.

Para a volta a casa, saladas e legumes como pepino e tomate são boas opções para repor o líquido perdido no treino.


5. USE GARRAFAS TÉRMICAS

As garrafas térmicas não são frescuras e funcionam conservando a temperatura da bebida por mais tempo. Vale também colocar gelo dentro da garrafinha térmica, para fazer com que o efeito dure mais!

E se você pega pesado e faz treinos longos, veja se no quadro de sua bicicleta cabem mais de um suporte para garrafa. Assim você leva o máximo que puder para suportar a carga de treino.

Caso não dê para levar mais de uma garrafa, é hora de pensar em comprar uma mochila de hidratação térmica!


6. BEBA BASTANTE ÁGUA DEPOIS DO PEDAL

Depois da pedalada, a hidratação para quem pedala continua! Nada melhor do que descansar depois de um treino, mas essa parte deve vir acompanhada de muita água.

Seus músculos, como os de todo apaixonado pelos pedais, estarão bem cansados e precisam de água para se recuperarem rápido.

Beber de 1,5l a 2l de água, em até duas horas depois do pedal, vai fazer com que você recarregue a energia do corpo mais rápido. E também não sinta tanta sede durante o resto do dia, uma sensação muito comum depois de um treino forte!

Para a ciência, a água é sinônima de vida; já no ciclismo, ela é aliada do alto desempenho. Saber usar esse recurso, em cima e fora da bike, vai fazer você ter ótimos treinos e mais saúde!


Já que você chegou até aqui e não suou para ler o texto, compartilhe esse artigo nas redes sociais, e avise seus amigos. Afinal, eles são ciclistas também e devem saber que a hidratação para quem pedala é regra para o pedal!


45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page