MODALIDADES

MOUNTAIN BIKE


As principais diferenças entre o Mountain Bike e o Ciclismo de Estrada consiste em pneus mais grossos e amortecedores traseiros e dianteiros, com objetivo claro de diminuir o impacto da trilha. As bicicletas pesam em média de 8kg a 12kg, pouco se comparado a boa qualidade do material, que tem necessidade de ser forte e resistente. As pistas tem elevações e declives, sobrando apenas uma pequena parte plana. Obrigando assim, um maior esforço do atleta.

TRAIL RUN

Segundo a International Trail Running Association, trail running é uma corrida a pé, aberta à todos, em um ambiente natural por caminhos, trilhas, montanhas, florestas, planícies e até em locais cobertos por gelo e neve, com o mínimo possível de vias calçadas ou pavimentadas e, se essas existirem, não devem exceder vinte por cento da distância total do percurso.

DUATHLON


Duathlon é um evento atlético que consiste de uma parte inicial de corrida, seguida por um parte de ciclismo e novamente outra parte de corrida, num formato assemelhado ao triatlo. A União Internacional de Triathon organiza internacionalmente as regras e as determinações do esporte.

As competições de Duathlon são realizadas em distâncias curtas, médias e longas. De acordo com a União Internacional de Triathlon (ITU, International Triathlon Union).

CORRIDA DE RUA


As provas de corrida são parte da modalidade “atletismo” e se dividem em provas de velocidade e de resistência. As provas de velocidade são aquelas de “explosão”, ou seja, percorre-se uma curta distância em um curtíssimo período de tempo possível. Já as provas de resistência são caracterizadas por serem de média e longa distância, de modo que a resistência física dos atletas é testada. As provas de velocidade são aquelas em que os atletas devem percorrer até 400 metros; as de meio fundo têm trajetória entre 800 e 1500 metros; e as de fundo vão de 3.000 metros até a maratona (42.195 metros), atingindo seu limite na ultramaratona (prova de 100.000 metros).